Nave a Vela lança guia para uso adequado de IA na Educação

O Nave a Vela, solução referência em educação tecnológica da Arco Educação, realiza no dia 4 de fevereiro, às 19h, uma live de lançamento do Guia para Uso de Inteligência Artificial na Educação, com a participação especial de Tânci Simões - especialista em educação, tecnologia e inovação, gestora Ariadne Pinho da escola Colégio Olimpo’s - BA e mediada pelo Coordenador de Produto do Nave a Vela Filipe Oliveira da Silva

o rei da computação
Tela de computador instalado em laboratório de informática em uma instituição de ensino | Foto: Danilo computadores


Por Alexandre Tsuneta
em 01/02/2026

Transmitida ao vivo, a live apresenta diretrizes de como a Inteligência Artificial pode ser utilizada de forma pedagógica, ética, segura e responsável para potencializar experiências de aprendizagem, estimulando a criatividade e apoiando os estudantes e professores na resolução de problemas reais e no contexto educacional.

O guia foi construído a partir de desafios reais enfrentados pelas escolas, como a insegurança sobre os limites de uso da IA, dúvidas sobre sua aplicação em sala de aula e a necessidade de alinhar tecnologia à aprendizagem significativa. Com base pedagógica sólida, o documento é embasado em referências internacionais reconhecidas, como BNCC da Computação, UNESCO, OCDE, Fórum Econômico Mundial e MIT RAISE, o que reforça o rigor teórico e a maturidade acadêmica do material.

O material é dividido em 5 seções: Introdução sobre os conceitos de IA, IA e a Integridade Acadêmica, Recomendações específicas para o Uso de IA, Ferramentas de IA para uso pedagógico, e Referenciais teóricos.

Organizado em orientações práticas, incluindo por segmento e faixa etária, o guia apoia gestores, coordenadores pedagógicos e professores na tomada de decisão e contribui para tornar o uso da IA mais claro, aplicável e seguro no cotidiano escolar, reduzindo incertezas e fortalecendo a confiança das escolas na integração da tecnologia ao currículo.

“A tecnologia só gera impacto na educação de crianças e jovens e na vida do professor quando está a serviço da melhoria da aprendizagem e do ensino. O guia apoia as escolas a integrar a Inteligência Artificial de forma pedagógica, ética, segura e responsável, conectando tecnologia, criatividade e prática pedagógica no desenvolvimento de conceitos e uso intencional das tecnologias pelos estudantes”, destaca Filipe Oliveira da Silva, coordenador de produtos do Nave a Vela.

Durante a live, o público poderá conhecer exemplos de aplicação das diretrizes no cotidiano escolar, refletir sobre o papel da escola na mediação do uso da IA e acompanhar uma conversa sobre como preparar estudantes para lidar com tecnologia de forma crítica, responsável e criativa. A participação de Tânci Simões contribui para ampliar o diálogo sobre inovação educacional e o uso intencional da tecnologia na formação dos alunos.

O evento é aberto a gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais da educação interessados em estruturar o uso da Inteligência Artificial como parte do processo de aprendizagem, respeitando princípios éticos e pedagógicos e fortalecendo o protagonismo dos estudantes.

Postar um comentário

0 Comentários