Lançamento do livro Educação e (pós)pandemia

O lançamento do livro que aborda como temática a educação em tempos de (pós)pandemia aconteceu de forma remota e presencial


Lançamento do livro Educação em tempos de (pós)pandemia
Lançamento do livro Educação em tempos de (pós)pandemia | Foto: Ribamar Neto
 

Escrito por Danilo, daniloparticipacoes@gmail.com - 26 de maio de 2022 às 19h Atualizado em 02 de outubro de 2024 às 18h02

A pandemia da COVID-19 representou um dos maiores desafios para a educação em escala global. O fechamento das escolas, adotado como medida emergencial para conter a propagação do vírus, afetou milhões de estudantes e professores, forçando a adaptação a uma realidade inesperada. Esse contexto revelou desigualdades estruturais e a urgência de soluções rápidas e eficazes para garantir a continuidade do aprendizado.

 

Um dos principais desafios foi a transição repentina para o ensino remoto. Embora em alguns países e regiões essa migração tenha ocorrido de maneira relativamente organizada, em muitos lugares, as dificuldades tecnológicas e a falta de infraestrutura adequada geraram um impacto severo. O acesso à internet e a dispositivos como computadores ou tablets era limitado para muitas famílias, acentuando a exclusão digital e a disparidade educacional. Estudantes em áreas rurais ou em situação de vulnerabilidade social enfrentaram obstáculos adicionais, como a falta de apoio técnico e ambientes de estudo inadequados.

 

Os professores, por sua vez, também precisaram se adaptar rapidamente, muitas vezes sem a formação necessária para o uso de ferramentas digitais. Isso gerou uma sobrecarga de trabalho, com a necessidade de desenvolver novas habilidades e criar materiais adaptados à nova realidade. Além disso, a falta de interação presencial dificultou o acompanhamento do desenvolvimento emocional e social dos alunos, afetando a qualidade do ensino.

 

Outro desafio foi manter o engajamento dos estudantes. O ambiente domiciliar, repleto de distrações, e a ausência do contato físico com colegas e professores contribuíram para a diminuição do foco e da motivação. Além disso, problemas de saúde mental, como ansiedade e estresse, se intensificaram, tanto para alunos quanto para professores.

 

A pandemia também trouxe à tona a importância da escola como um espaço de proteção e socialização para muitas crianças e adolescentes. Para além do ensino, as escolas oferecem alimentação, segurança e, em alguns casos, acolhimento psicológico. O fechamento prolongado dessas instituições agravou a vulnerabilidade de muitas famílias.

 

No entanto, a crise também acelerou a inovação no campo educacional. A utilização de plataformas digitais, a criação de materiais online e o surgimento de novas metodologias de ensino à distância ganharam força. Universidades, escolas e governos foram forçados a repensar o papel da tecnologia na educação, promovendo um aprendizado mais flexível e personalizado. Além disso, iniciativas comunitárias e de apoio emergencial foram criadas para mitigar os efeitos mais graves da crise.

 

O desafio da educação durante a pandemia da COVID-19 demonstrou a importância de políticas públicas inclusivas e de investimentos em infraestrutura tecnológica, formação de professores e suporte emocional para estudantes. A longo prazo, essa crise oferece uma oportunidade para repensar modelos educacionais e promover uma educação mais equitativa e acessível para todos.

 

Neste contexto o escritor Eryck Dieb lançou seu mais novo livro, intitulado Educação em tempos de (pós)pandemia em Pindoretama, região metropolitana de Fortaleza, nesta quinta-feira (26). O escritor publicou o convite para o evento em suas redes sociais, confira na integra. "Olá a todos, é com muito prazer que divulgamos o link do lançamento do livro Educação em tempos de (pós)pandemia e contamos com sua presença a partir das 19h, via Meet." 


O escritor falou ainda da alegria em dividir esse lançamento de produção científica com o público. "
Será uma alegria dividir esse lançamento de produção científica com vocês!", escreveu. 

 

O livro traz a indicação do ano de 2020, afirmando ser o ano da revolução. "E o vírus se fez desafio. Quem diria que as promessas de um futuro mais digital para a educação chegariam tão abruptamente e nos pegaria ainda sonhando com ele. Aqui estamos.", afirma a sinopse do livro.

Lançamento do livro Educação e (Pos) pandemia
Quinta-feira, 26 de maio · 18:45 até 21:45
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/ago-qtfd-nin

Postar um comentário

2 Comentários

Ricardo. disse…
Parabéns pela publicação e o trabalho de todos.
Anônimo disse…
Ótima iniciativa, parabéns pelo livro.